25/11/2015 09:52:00 - Atualizado em 25/11/2015 12:17:00

Polícia Federal prende banqueiro André Esteves no RJ

Redação RedeTV! com Reuters

O banqueiro André Esteves, dono do banco BTG Pactual, foi preso pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (25). Ele estava na casa da família, no Rio de Janeiro, no momento da chegada da PF, e foi preso temporariamente por cinco dias, que podem ser estendidos pelo mesmo prazo, segundo o Supremo Tribunal Federal (STF). Também foi preso nesta manhã, o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), líder do PT no Senado.

Ambos são acusados de atrapalhar as investigações da Lava Jato. Nesta manhã, o ministro Teori Zavascki, responsável pelas ações da Operação Lava Jato, informou que o Delcídio ofereceu R$ 50 mil mensais para silenciar Nestor Cerveró, que não deveria citá-lo caso aceitasse a delação premiada.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Esteves teria se oferecido para bancar os R$ 4 milhões que seriam utilizados para bancar o plano de fuga de Cerveró para o Paraguai, a fim de evitar a delação premiada, e também para não ser citado caso ocorram os depoimentos.

As propostas foram gravadas por Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor da Petrobras, e enviadas para a Procuradoria-Geral da República.

Carreira e patrimônio

O presidente e acionosta controlador do BTG Pactual, foi preso em sua casa no Rio de Janeiro. Documentos foram apreendidos em sua residência e na sede do banco em São Paulo, de acordo com uma fonte ouvida pela Reuters. De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, Esteves ainda é um dos acionistas da Sete Brasil - empresa investigada pela Operação Lava Jato.

O bilionário de 47 anos vem guiando o BTG Pactual por momentos turbulentos no mercado brasileiro de capitais, à medida que a economia enfrenta período de recessão. Nos anos recentes, ele também ampliou as apostas para investimentos mais arriscados, como hipotecas nos Estados Unidos, crédito global e ativos de mercados emergentes. 

Esteves possui patrimônio de cerca de 2,2 bilhões de dólares, de acordo a revista Forbes. O BTG Pactual é o sexto maior banco do Brasil e o maior banco de investimentos independente da América Latina. 

Procurado, o BTG Pactual informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a instituição "está à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários e vai colaborar com as investigações". 

Prisões na Lava Jato

Segundo a colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, a prisão de Delcídio foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) depois que o Ministério Público apresentou provas de que o senador tentava obstruir os trabalhos da Operação Lava Jato, que investiga esquema bilionário de corrupção. Esta é a primeira vez que um senador vai preso em exercício no cargo no Brasil.

As operações também envolveram a prisão do chefe do gabinete do senador, Diogo Ferreira. Mais cedo, a prisão do advogado Édson Ribeiro, que defendeu Nestor Cerveró, havia sido informada. No entanto, a PF comunicou que há um mandado de prisão expedido para Ribeiro, que não foi cumprido porque ele está nos Estados Unidos. A PF ainda informou que colocou o nome no "alerta vermelho" da Interpol, mas a inclusão deve ser autorizada pelo STF.

Recomendado para você

Comentários