24/04/2024 12:06:00

Portugal reconhece culpa por escravidão pela primeira vez na história

Redação RedeTV!

Presidente diz que o país precisa reparar os danos causados 

(Foto: EFE)

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou nesta terça-feira (23) que o país é responsável pelos crimes cometidos contra escravos e indígenas no período colonial no Brasil, e sugeriu a necessidade de reparação

Em conversa com correspondentes internacionais, Rebelo de Sousa disse que "Temos que pagar os custos (pela escravidão). Há ações que não foram punidas e os responsáveis não foram presos? Há bens que foram saqueados e não foram devolvidos? Vamos ver como podemos reparar isso". 

Essa é a primeira vez que os crimes são reconhecidos. No entanto, ele não especificou como a reparação seria feita.

Portugal, durante a era colonial, foi o país que mais traficou e escravizou africanos, enviando-os à longas distâncias principalmente para o Brasil e para o Caribe. Dos 12,5 milhões de escravizados no período, quase 6 milhões foram traficados pelo país europeu.

Nas escolas portuguesas, o tema da escravidão não é muito falado. A era colonial de Portugal, quando países como Angola, Moçambique, Brasil, Cabo Verde e Timor Leste, além de partes da Índia, foram dominados pela coroa portuguesa, é por diversas vezes visto com orgulho.

Veja também!

- Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

- Modelo de gestão de hospitais federais ainda está em estudo, diz Nísia

- AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube:

Recomendado para você

Comentários